sábado, 16 de junho de 2012

História da Matemática


História da Matemática
     A História da Ciência e, em particular, a História da Matemática, constitui um dos capítulos mais interessantes do conhecimento. Permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram. 
     Assim, esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história, a filosofia, a geografia e várias outras manifestações da cultura.
     Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.
 
 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Anulando


Números Inteiros
                                
Nome do jogo: Anulando

 
Objetivos:
·         Resolver adições e subtrações entre números inteiros;
·         Desenvolver a capacidade de fazer cálculos mentais;
·         Fixar conteúdos matemáticos;
·         Reconhecer números opostos;
·         Criar estratégias de resolução.



 
Desenvolvimento dos alunos: Foi um jogo muito positivo e observei que foi atingido o objetivo esperado. Os alunos mostraram suas capacidades de fazer cálculos com números inteiros positivos e negativos, diferenciando números opostos, fazendo cálculo mental e criando estratégias para chegar ao objetivo do jogo.